IGP adquire 50 equipamentos para reforçar perícias com impressões digitais

IGP adquire 50 equipamentos para reforçar perícias com impressões digitais

Foto: Sofia Villela / ASCOM IGP

Novo equipamento permite também que os profissionais preservem as provas com maior facilidade

O Instituto-Geral de Perícias (IGP) adquiriu 50 novos dispositivos que vão auxiliar os papiloscopistas nas análises e perícias realizadas pelo órgão. O equipamento, chamado CSI Pro 2, é voltado à coleta e análise de impressões digitais.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Com uma câmera de 48 megapixels, o CSI Pro 2 permite identificar impressões em diferentes tipos de superfícies, garantindo imagens em escala real. O equipamento utiliza luz ultravioleta, branca e infravermelha, dispensando o uso de compostos químicos e outros materiais tradicionais.


Segundo o papiloscopista Eduardo Stumvoll, da Seção de Revelação de Latentes do IGP, a ferramenta representa uma mudança no processo de trabalho.

- Estes equipamentos permitem que, com uma foto, o profissional consiga identificar uma impressão digital sem utilizar material revelador. Além de gerar economia para o Estado, esta tecnologia também preserva as provas e oferece maior segurança para os operadores, que não precisam ser expostos a materiais potencialmente prejudiciais - afirmou.

Dispositivo utiliza diversos tipos de luzes para auxiliar os papiloscopistas na identificação de impressões digitais Foto: Sofia Villela / ASCOM IGP

O novo método também contribui para a preservação das provas. A coleta da imagem é feita no momento da análise, reduzindo riscos de danos. Uma vez registrada, a impressão digital permanece disponível mesmo que a marca física se altere.


O investimento na compra dos dispositivos foi de R$ 5,4 milhões, com recursos do Fundo do Plano Rio Grande


Os equipamentos serão distribuídos conforme a demanda de cada região. A empresa fornecedora também oferecerá treinamento aos profissionais do IGP nos próximos meses.



Paraguaio morre em acidente envolvendo três veículos na BR-158 em Cruz Alta Anterior

Paraguaio morre em acidente envolvendo três veículos na BR-158 em Cruz Alta

⚠️Obra no desvio sobre o Rio Toropi é adiada e trânsito flui no sistema pare e siga Próximo

⚠️Obra no desvio sobre o Rio Toropi é adiada e trânsito flui no sistema pare e siga

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI